top of page

Insalubridade x PPP ,qual a diferença?

Entre as mudanças previstas na reforma da Previdência proposta pelo governo estão novas regras para a concessão da aposentadoria especial, assegurada a trabalhadores que são expostos a agentes nocivos. Muitos confundem a aposentadoria especial com os adicionais de insalubridade ou periculosidade, pagos aos funcionários que estão na ativa. Segundo especialistas, receber esse adicional não significa que o trabalhador terá direito a se aposentar mais cedo.

A aposentadoria especial segue as normas previdenciárias, enquanto os adicionais de periculosidade estão relativos à Justiça trabalhista.




A aposentadoria especial só é concedida pelo INSS ao trabalhador que apresenta o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), um formulário fornecido pela empresa que detalha o agente nocivo ao qual o funcionário esteve exposto. Receber um adicional de insalubridade, por exemplo, não garante que essa pessoa irá se aposentar em condições especiais.

Aposentadoria especial demanda continuidade do agente nocivo. O adicional pode ser um indício de que a pessoa tem direito a essa aposentadoria, mas não substitui o PPP.

Caso tenha ficado com dúvidas se a sua profissão


FONTE:

Joaobadari.jusbrasil.com.br/

538 visualizações0 comentário
branco-vert.png
whatsapp-logo-icone.png
bottom of page